Governou França restringindo os poderes dos privilegiados, organizou um aparelho político administrativo e patrocinou academias. Na religião perseguiu Jansenistas e protestantes e tentou impor a sua vontade à Santa Sé. Também quis repor as fronteiras naturais do Reino.
Luís XIV dominou politicamente e economicamente os seus parceiros Europeus e conheceu nas letras e nas artes um dos momentos mais brilhantes que fez da cultura e da civilização francesa modelos copiados em toda a Europa.
A corte, a igreja e a academia foram consideradas os palcos no tempo do absolutismo, onde o tema do espetáculo era a representação dos poderes do rei. Havia a corte de Versalhes onde o ator principal era Luís XIV e onde se realizavam as festas religiosas e laicas. A igreja não era a arma contra os protestantes utilizada pelo Rei e pelo Clero, a arte era ao serviço da igreja, o objetivo da igreja era obter um palco cheio de sensações e de arrebatamentos cenográficos. Havia as academias Francesas onde a pintura e a escultura de paris, a dança, a música e a ciência eram o real. O teatro e a ópera são representados em locais amplos e ao ar livre, ou em salas com boas condições acústicas e complexos cenários. Havia o gosto pelo espétaculo, pela cenografia, pela sumptuosidade, pela associação musical, o conto e a representação gramática.
Luís XIV |
Sem comentários:
Enviar um comentário